• 2024

Fazenda Santo Antônio

Edição de Janeiro/24 Grãos 100% arábica Variedade: Topázio/Catuaí Amarelo Processo: [...]

Edição de Janeiro/24

Grãos 100% arábica
Variedade: Topázio/Catuaí Amarelo
Processo: Natural
Altitude: 1260m
Araxá/MG
Produtor: José Adilson Correa

Este mês, nossa jornada nos levou à premiada Fazenda Santo Antônio, situada no Cerrado Mineiro, em Araxá/MG, conhecido por produzir excelentes cafés no Brasil, sob a liderança do produtor José Adilson Correa,

Os avós maternos de José Adilson iniciaram na cafeicultura por volta de 1950, em Santa Rosa da Serra, passando a sucessão para seus pais e, posteriormente, para José Adilson. O trabalho no Cerrado Mineiro começou em 2004, enfrentando desafios de altitude elevada, doenças e escassez de mão de obra. A paixão pela cafeicultura e o auxílio de seus filhos e sobrinho motivam José Adilson a continuar o legado na família.

José Adilson Correa se mudou para Araxá quando jovem, mas só voltou à cafeicultura após anos dedicados à mineração em Araxá. Em sua propriedade de 9 hectares, escolheu as variedades Topázio e Rubi, garantindo uma bebida complexa e doce devido à lenta maturação dos grãos. Vigilante de toda a fazenda, ele se destaca na região, agora com o auxílio dos filhos, comprometidos em aprimorar a qualidade dos grãos.

A trajetória de sucesso da Fazenda Santo Antônio é reforçada por suas recentes conquistas em prestigiados concursos. Nos anos de 2020 e 2021, o café da fazenda obteve o primeiro lugar no concurso do SENAR, destacando-se entre os melhores cafés arábica naturais do país. Além disso, em 2020, a propriedade foi laureada com o primeiro lugar no concurso da EMATER, reafirmando a consistência e qualidade excepcionais de seus grãos. No ano seguinte, em 2021, a Fazenda Santo Antônio alcançou uma posição notável ao conquistar o segundo lugar no concorrido concurso da EMATER.

O café deste mês é um Topázio Natural, de intensa doçura, notas de frutas tropicais e aroma que remetem a doce de milho, com acidez brilhante e retrogosto bastante persistente. Bons cafés a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *