Edição de Janeiro/21
Grãos 100% arábica
Tupi Amarelo – Natural com Fermentação Anaeróbica
Peneira Moka
Produtor: Vicente Ferreira Gonçalves
Altitude: 1045m
Patrocínio – MG
Para este mês, fomos ao coração do Cerrado Mineiro, em Patrocínio/MG e trouxemos um lote que tivemos a oportunidade de provar na Semana Internacional do Café, no stand da BSCA. Conheci o Rafael, filho do Sr. Vicente Gonçalves, patriarca da Fazenda Escalada, que estava representando a propriedade e colocou alguns cafés na mesa de prova.
Logo ao provar esse microlote, chamou a atenção o processo de fermentação, que deu uma acidez málica e notas de frutas vermelhas bem maduras, mas como um corpo interessante e doçura bem equilibrada. O processo de torra foi um certo desafio, pois cafés fermentados geralmente possuem densidades diferentes, além de grãos que acabam fermentando um pouco demais. Porém o resultado foi bem satisfatório, onde ficam claras as notas um pouco alcóolicas desse café, além de notas de chá verde e pera, e um aroma de especiarias.
Tudo isso deixa bem claro o quanto os cafés brasileiros estão evoluindo, principalmente em processos de pós-colheita como as fermentações, que possibilitam cafés bem diferentes, com notas e aromas que não estamos acostumados. E agora nossos associados vão poder conhecer. Bons cafés a todos!
Deixe um comentário