- 2022
Fazenda Coimbra
Edição de Junho/22
Grãos 100% arábica
Catuaí Vermelho
Processo: Natural
Produtor: Samuel Reis de Oliveira
Altitude: 900m
Senhora de Oliveira – MG
Este mês fomos até a região das Matas de Minas, na cidade de Senhora de Oliveira, para uma edição super especial. Conhecemos a Samuel a alguns anos, através de algumas das nossas andanças por Minas Gerais, e sempre tivemos o interesse de ter o café produzido por ele em alguma edição do nosso clube. Sempre nos chama a atenção quando os produtores possuem um cuidado extra com o meio ambiente e com tudo o que envolve a produção de cafés especiais. E na Fazenda Coimbra é desenvolvido um trabalho de agrofloresta que é modelo para muitas fazendas do Brasil.
Tudo começou quando o pai do Samuel começou a plantar cafés em consórcio com Cedro Australiano e Banana, e viu que o resultado era extremamente satisfatório. Após alguns anos, já com a experiência familiar em agrofloresta, Samuel resolveu focar ainda mais na produção com o foco em cafés de alta qualidade, e aí, meu amigo, foi um casamento perfeito. Hoje são 60 hectares de cafés plantados junto com Cedro Australiano e Mogno Africano, resultando em um café sombreado durante todo o ano, permitindo ali um maior controle da lavoura, principalmente quanto a pestes, uma bebida de melhor qualidade, e também um cuidado muito grande com o meio ambiente, diferencial importantíssimo das fazendas que produzem em regime agroflorestal.
O café selecionado para o clube é um Catuaí Vermelho Natural, colheita manual e produzido em consórcio com Mogno Africano e Cedro Australiano, com notas de avelã, corpo denso e doçura pronunciada, característica que costuma agradar principalmente em extrações como na prensa francesa, moka, ou no espresso, e que vocês vão poder conhecer agora. Bons cafés a todos!
Deixe um comentário