- 2022
Fazenda Kaizen
Edição de Setembro/22
Grãos 100% arábica
MGS Paraíso 2
Processo: Natural
Produtor: Marcelo Lima Verde
Altitude: 1025m
Patos de Minas – MG
Este mês estamos de volta ao Cerrado Mineiro, para mais um super café da região do Alto Paranaíba. Fomos apresentados ao Marcelo Lima, que hoje é o responsável pela produção dos cafés da Fazenda Kaizen, palavra de origem japonesa, que significa “melhoria contínua”.
O conceito kaizen valoriza a busca permanente do aprimoramento e da simplicidade, seja no aspecto pessoal, familiar, social e no trabalho. Com esse conceito em mente, o produtor Marcelo Lima Verde que é nascido em Patos de Minas, engenheiro eletrônico pelo ITA, e com vida profissional construída em São Paulo e Uberlândia, juntamente com sua esposa Sueli Bernardes, médica psiquiatra, rebatizaram a Fazenda Colônia Agrícola, recebida dos seus pais, para Fazenda Kaizen e iniciou em 2012, o replantio irrigado das lavouras de café, originalmente implantadas pelo seu avô paterno na década de 70, um dos pioneiros na cultura do café na região do Alto Paranaíba.
Em meio a toda essa reestruturação da fazenda, Marcelo decidiu focar na produção de cafés especiais, e implementar as melhores práticas produtivas visando a sustentabilidade ambiental e econômica da propriedade, com o maior respeito à sua equipe de colaboradores e à comunidade local. O fato de serem certificados pela Rainforest Alliance é uma prova de que o trabalho na propriedade está sendo bem feito, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do ponto de vista produtivo, com cafés excepcionais como este que selecionamos para o clube. A variedade MGS Paraíso 2 foi criada pela EPAMIG e está fazendo bastante sucesso nas regiões produtoras. O lote selecionado é um café natural, colheita seletiva, com notas florais, sabor de chocolate ao leite, com nozes e mel, corpo cremoso e acidez cítrica mediana. Bons cafés a todos!
Deixe um comentário