- 2024
Fazenda Ecoagricola
Edição de Maio/24
Grãos 100% arábica
Variedade: Catucaí 2SL
Processo: Natural
Altitude: 1100m
Serra do Cabral/MG
Produtor: Pedro Humberto Veloso
Neste mês, fomos até uma propriedade e terroir até então desconhecidos por nós, na Fazenda Ecoagrícola. A fazenda está situada na pitoresca Serra do Cabral, no município de Francisco Dumont/MG, a uma altitude de 1100 metros. A história da Fazenda Ecoagrícola começa em 1970, quando o Sr. Henrique Flanzer adquiriu uma área na região com o objetivo inicial de plantar árvores. Com a chegada dos irmãos Marcelo e Roberto Flanzer na administração da propriedade, a visão de diversificação dos negócios ganhou força, e em 2011 os caminhos dos irmãos Flanzer cruzaram com os de Pedro Henrique e seu pai, Pedro Humberto Veloso, marcando o início de uma troca frutífera de conhecimentos sobre café e negócios.
Após um tempo de desenvolvimento do plantio dos cafés na região, utilizando de todo o know how da família Veloso, que se destaca na produção de cafés na região do Carmo do Paranaíba, a Fazenda Agricola começou a produzir cafés excepcionais, em uma grande escala devido ao tamanho da propriedade e sua região estratégica, em um planalto a mais de 1100 metros de altitude. Posteriormente, cerca de 9 anos depois do início do projeto, houve um acordo para que a família Veloso assumisse a operação da Fazenda, e conseguisse dar um salto ainda maior em ganho de eficiência, qualidade e aprimoramento dos processos produtivos.
A Fazenda Ecoagrícola está estrategicamente localizada na Serra do Cabral, uma divisão natural entre a Serra do Espinhaço e o Rio São Francisco. Esta localização privilegiada, com sua altitude e terroir únicos, proporciona condições ideais para a produção de cafés excepcionais.
Entre as variedades cultivadas, destaca-se o Catucai 2SL, que conquistou uma posição entre os 10 finalistas do Cup of Excellence no último ano. Esta conquista não apenas reflete a dedicação e o cuidado meticuloso da Fazenda Ecoagrícola, mas também o potencial da região da Chapada de Minas para a produção de cafés de altíssima qualidade.

E o café selecionado para esse mês é o reflexo puro desse esforço produtivo em uma região até então inexplorada, aliado com métodos, conhecimento e práticas do Cerrado, que resultou em cafés excelentes e com consistência, que faz a região da Serra do Cabral ganhar destaque, premiações, e que nossos assinantes vão descobrir agora! Bons cafés a todos!
Deixe um comentário