• 2019

Fazenda Bela Época

Ribeirão Corrente - SP Alta Mogiana Catuaí Amarelo IAC 62 [...]

Ribeirão Corrente – SP
Alta Mogiana

Catuaí Amarelo IAC 62 – Grãos 100% Arábica
Processo: Natural
Altitude: 1100m
Produtor: Luís da Cunha Sobrinho

Uma coisa extremamente bacana no nosso clube, e que a cada dia nos surpreende, são os novos lugares que conhecemos. No último mês tivemos a oportunidade de conhecer um terroir novo para nós aqui da Noete, que é a Alta Mogiana.

Fomos em uma excursão para a região de Ribeirão Corrente, próximo a Franca-SP, para provar alguns microlotes selecionados pelo nosso amigo Gustavo. Chegando lá, toda a organização da fazenda e o pessoal responsável pela AMSC (Alta Mogiana Specialty Coffee) nos surpreendeu, assim como a mesa de prova de lotes da safra 2019 das duas propriedades da Fazenda Bela Epoca, uma em Ribeirão Corrente e outra em Ibiraci-MG, divisa com SP.

A fazenda, hoje gerenciada por André da Cunha e seus irmãos Luis Claudio e Silvia, é um dos exemplos em produção de cafés especiais na região. Um dos diferenciais da propriedade é a longa parceria que cultiva com a IAC (Instituto Agronômico de Campinas), que fez a fazenda um modelo de produção no desenvolvimento e cultivo de novas variedades de café. Além disso, a fazenda caminha hoje para em um futuro próxímo ter uma produção 100% orgânica, um fruto do trabalho de todo o cuidado que é realizado nessa fazenda por mais de 80 anos!

O café escolhido é um Catuaí Amarelo IAC 62, que passou por uma fermentação em monte, onde o lote é colocado em pilhas no terreiro e apenas depois de 48 horas é espalhado no terreiro, para uma secagem normal. O resultado é uma bebida encorpada, com notas de pêssego e uma acidez brilhante. Bons cafés a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *