- 2024
Fazenda Andrade
Edição de Setembro/24
Grãos 100% arábica
Variedade: AraraProcesso: Natural
Altitude: 1100m
Santa Rosa da Serra/MG
Produtor: Nilton Andrade
A Fazenda Andrade, localizada em Santa Rosa da Serra, a 950 metros de altitude, é um exemplo vivo de dedicação e paixão pela produção cafeeira. Liderada por Seu Nilton Andrade, um produtor de 70 anos que, mesmo após décadas de trabalho, ainda se envolve pessoalmente em todas as etapas da atividade cafeeira. Com um olhar atento e mãos experientes, Seu Nilton dedica-se à sua fazenda como quem cuida de um tesouro, perpetuando uma tradição familiar que atravessa gerações.
Nos últimos anos, o legado da família Andrade tem sido enriquecido pelo filho de Seu Nilton, Rafael, que vem introduzindo práticas inovadoras e sustentáveis. Entre as mudanças implementadas estão o uso de compostagem, a separação dos talhões e um foco cada vez maior na qualidade do café. Esse equilíbrio entre tradição e inovação tem garantido à Fazenda Andrade resultados cada vez mais expressivos, o que permitiu, inclusive, a expansão da propriedade.
Na fazenda, são cultivadas as variedades Arara e Catuai Vermelho 144, ambas reconhecidas pela qualidade excepcional e características únicas de sabor. A proximidade de Santa Rosa da Serra com a cidade de São Gotardo, um polo crescente na produção de cafés especiais, tem contribuído para o aumento da notoriedade da região, consolidando-a como uma fonte confiável de grãos de excelência.
A produção da Fazenda Andrade segue o modelo de agricultura familiar, o que proporciona uma relação mais direta e próxima entre o produtor e o consumidor final. Ao contrário de muitas fazendas que vendem suas colheitas para grandes cooperativas, os produtores da Fazenda Andrade têm a satisfação de ver seu café sendo apreciado diretamente pelos consumidores mais exigentes.
O café escolhido para esse mês é um Arara Natural, que o seu Nilton havia guardado especialmente para o nosso clube, com a esperança de ver o seu café na xícara final de nossos clientes. Apesar de ter produzido uma quantidade muito pequena nessa safra, muito devido aos desafios climáticos deste ano, conseguimos segurar um pequeno lote.
O café possui aroma pronunciado de cacau e baunilha, com um corpo super denso e acidez brilhante. É um café bem “potente”, que vai muito bem no espresso e métodos filtrados. Bons cafés a todos!
Deixe um comentário